segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Política


Postado em 20 de janeiro de 2014

Com as bênçãos de São Sebastião

Nelson Liano Jr. nelsonliano@hotmail.com
 
Enquanto a FPA não define quem será o seu candidato ao Senado, o deputado federal Gladson Cameli (PP) peregrina pelo interior do Estado. O pré-candidato da Aliança Progressista, formada por 10 partidos, esteve me Santa Rosa do Purus e no Jordão, neste sábado, 18. No domingo, 19 segue para Porto Walter e Marechal Thaumaturgo e, na segunda 20 estará em Xapuri. Em alguns desses municípios estão acontecendo festividades religiosas do Novenário de São Sebastião. Em Jordão, Thaumaturgo e Xapuri. Gladson está pedindo ao Santo Guerreiro forças para unir toda a oposição em torno de uma proposta única para disputar as eleições de 2014. Afinal nas reuniões que tem participado é isso que tem ouvido das lideranças de todos os partidos oposicionistas do interior acreano. Resta saber se o clamor popular será mais forte que as vaidades pessoais que sempre criam os obstáculos na política.
Abrindo caminhos
O pré-candidato ao Governo Márcio Bittar (PSDB) deverá retirar a candidatura para deputada federal da sua esposa Márcia Bittar (PSDB). Essa é um forma de mostrar aos outros candidatos à Câmara Federal que sua candidatura majoritária não terá preferidos e privilegiados.
Mudando a intenção
Márcia Bittar declarou a alguns amigos e correligionários que será candidata a primeira dama do Estado. Ela não quer a sua candidatura entravando possibilidades de articulações entre partidos da oposição.
Última forma
O provável substituto de Márcia Bittar na chapa proporcional dos tucanos deverá ser o deputado estadual Major Rocha (PSDB). O parlamentar tem liderança dentro da Polícia Militar e teria votos quartéis afora em todos os municípios do Estado.
Bandeira forte
O Major Rocha (PSDB) teria uma bandeira forte para a sua aventura federal. Poderá se tornar o parlamentar acreano a defender a PEC 370 que iguala os salários do policiais militares dos estados com o do Distrito Federal.
Esperanças ao vento
Nos reuniões que tem participado Gladson Cameli (PP) tem manifestado o desejo de atrair para a Aliança de 10 partidos, Petecão (PSD) e Bocalom (DEM). No entanto, tudo indica que os dois têm projetos próprios e não vão abandonar a disputa.
Tempo, tempo, tempo
O tempo de rádio e televisão da Aliança Progressita de 10 partidos já é maior do que a da FPA durante o programa eleitoral gratuito do TRE. Agora, para isso ser uma vantagem tem que ter o que dizer. Velhos discursos oposicionistas só servem mesmo para quem se apega à derrota.
A favor da união
A ex-prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino (PSD), torce para que o seu partido desista de fazer voo solo em 2014. Marilete é pré-candidata a deputada estadual e gostaria que o PSD integrasse a Aliança Progressista.
Supersticioso
O ex-deputado federal Ilderlei Cordeiro (PR) está otimista para voltar a Câmara Federal. Quando foi eleito em 2006 numa das eleições para federal mais difíceis o candidato a governador da oposição era Márcio Bittar (PSDB). Agora, tem chance de disputar com o mesmo quadro.
Só foba
Por falar em PR, o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR), ameaçou sair do seu partido em direção à FPA, mas até agora nada. Mano deve permanecer aonde está. Apesar que não deve declarar voto para governador, em 2014.
Bola fora
O prefeito do Jordão, Élson (PC do B) teve que contradizer a sua deputada federal Perpétua Almeida (PC do B). A parlamentar alegou não ter colocado emenda para o seu município por estar inadimplente. Élson provou que isso não é verdade.
Surpresa
Também o prefeito de Santa Rosa do Purus, Rivelino (PSDB), tem comemorado a adimplência do seu município. Ele pagou mais de R$ 2,5 milhões de dividas deixadas pelo seu antecessor, José Brasil (PT). Agora, quer fazer uma obra marcante na orla do rio Purus da cidade.
Fora do eixo
O prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno (PT) também andou pelo Jordão, neste final de semana. Não para pagar promessas a São Sebastião, mas para prestigiar a posse do novo diretório municipal do PT do Jordão.
Muita conversa…
A presença de Rodrigo no Jordão despertou a atenção. Como tem muita gente de Tarauacá participando do Novenário as pessoas perguntavam como ele teria abandonado o município que passa por um momento difícil político e administrativo.
Mais do mesmo
As más línguas dizem que a relação entre Rodrigo (PT) e o seu vice Chagas Batista (PC do B) já teriam azedado. O prefeito é muito questionado por estar nomeando “aliados” da ex-prefeita Marilete Vitorino (PSD).
Amizade conveniente
Mas como Chagas Batista (PC do B) ainda tem esperanças de que Rodrigo (PT) o apoie para deputado estadual tem evitado conflitos maiores. Passada a eleição de 2014, caso Batista não se eleja, o circo pode pegar fogo em Tarauacá.
Podia ter sido eu
Conversando com o ex-prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim (PT) ficou claro que ele também sonhou com o Senado. Ouviu muito isso pela rua e, confessou que se tivesse sido convidado a disputar a vaga do Acre no Parlamento Maior teria aceitado.
Por que, não?
Angelim (PT) desistiu do sonho depois de uma conversa com o senador Anibal Diniz (PT) que pediu o seu apoio para ser o candidato. Como homem de partido Angelim avaliou que quem está no mandato tem a prioridade.
Convicto, pero no mucho
No entanto, Angelim (PT) que atualmente é assessor especial do Governo, pensa parecido com Tião Viana (PT). Acha que tem que ser construída a candidatura com maiores chances de vitória para a FPA. Angelim vai disputar a Câmara Federal.
O Novo articulador
O prefeito Vagner Sales (PMDB) anda derramando elogios ao pré-candidato ao Senado Gladson Cameli (PP) por onde passa. Vagner tem visto em Gladson as qualidades de um bom articulador. Atribuí a ele a vinda de Henrique Afonso (PV) e do seu partido para a Aliança Progressita.

Nenhum comentário: