Esta tecnologia de poder transmitir dados pela própria rede elétrica já vem sendo pesquisada a anos e agora está começando a sair de sua fase de testes para a comercialização.
Como toda nova tecnologia, ela no momento é cara e só está disponível em alguns lugares do Brasil, mas a Anatel regulamentou nesta segunda-feira a distribuição de banda larga que pode chegar até você de uma forma mais fácil, pela tomada da luz.
adsl-banda-larga-pela-energia-eletrica
Em muitas localidades a internet banda larga é muito cara e em sua maioria das vezes lenta e sem disponibilidade de porta para novos assinantes. Fora que as operadoras de telefone abusam por serem as únicas que podem fornecer o serviço.
 
Mas agora as coisas podem mudar, criando uma concorrência saudável e podendo ser facilmente distribuída para quem possui energia elétrica (que são poucos que não tem isso, só lugares mais remotos é que a energia elétrica não é distribuída, fora que existem muito mais linhas de distribuição de energia elétrica do que telefone, por ser mais essencial a população).
O sistema funciona semelhante a distribuição de banda larga pela TV a cabo, onde o cliente interessado liga para a empresa fornecedora de energia elétrica e esta libera o sinal para que o cliente use a energia e a banda larga.
Também é preciso de um modem (como um modem ADSL padrão, mas no formato de tomada) que ligado a tomada da casa ou empresa, poderá lhe permitir acesso a internet.
Bem cômodo e fácil não?
No Brasil o sistema está sendo testado inicialmente na cidade de Barreirinhas (Maranhão), Goiânia, Santo Antônio da Platina (Paraná), São Paulo e em Porto Alegre.
Para quem quiser usufruir da nova tecnologia, terá de esperar um pouco mais, pois as concessionárias de energia elétrica estão fazendo um acordo com as empresas de telecomunicações (que são responsáveis por interligar a internet).
Este sistema de banda larga será tão cômodo como a banda larga 3G (banda larga móvel), podendo em qualquer lugar da casa plugar o modem na tomada (no quarto, na sala, na cozinha, etc) e se conectar a internet. Claro que não será tão móvel como o 3G, onde você pode estar até mesmo em movimento e conectado a internet, mas poderá ser mais barato e estável em suas conexões.
A velocidade de conexão da internet pela rede elétrica? Estima-se que usando PLC (Power Line Communication) a velocidade chegue a 120MB. Isso mesmo, conexões de 120MB!
Mas no inicio esta velocidade será mais reduzida (entre 40MB e 80MB), mas mesmo assim é uma velocidade espantosa.
Só espero que servidores, linhas de comunicação, etc, aguentem isso.
Vamos aguardar.