quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Morosidade na perícia médica do Acreprevidência revolta aprovados no concurso da Educação

Os professores aprovados do concurso da Secretária de Educação do Acre protestaram na manhã desta quarta-feira (29), contra a morosidade na perícia médica do Acreprevidência. Eles temem a eliminação no certame, caso não entreguem o atestado de sanidade física e mental comprovando que estão aptos a ingressar na carreira pública. O prazo é até o dia 12 de fevereiro.
Segundo os educadores, o tumulto está acontecendo pelo desencontro de informações do governo do Acre e do Acreprevidência. Os servidores da previdência alegam que não estariam preparados para fazer o atendimento aos professores. Eles alegam ainda que teriam sido surpreendidos, já que o edital teria sido enviado à instituição às vésperas do atendimento, na segunda-feira (27).
“A princípio, fomos informados que 40 fichas seriam distribuídas aos professores, só que estas fichas sempre estavam esgotadas quando chegávamos ao Acreprevidência. Passamos a chegar pela madrugada, mas a conversa mudou. Agora, dizem que apenas 10 fichas serão destinadas aos professores. Numa soma rápida chegamos a conclusão que vamos perder o prazo”, diz Dineire da Luiz.
Os candidatos afirmam ainda que o edital do concurso informa que eles seriam atendidos pela junta médica do Acreprevidência, das 7h às 12h. Os professores classificam a situação como “descaso dos responsáveis pelo concurso”. Mais de 200 professores compareceram ao Acreprevidência. De acordo com os professores, apenas um médico estaria fazendo o atendimento na instituição.
“Estamos gastando o que não temos pelo sonho de ter um emprego. Se a junta médica não expedir o laudo de que estamos aptos para ingressar na carreira pública no prazo especificado pelo edital, seremos desclassificados. Mais de mil pessoas precisam deste atendimento. Se não disponibilizarem um número maior de médicos, seremos prejudicados”, alerta Maria Carlejane Lima.
Os professores fazem um apelo ao governo do Acre, para intervir através da Secretária de Saúde, disponibilizando um reforço na junta médica para que todos os candidatos possam passar pela perícia.


inss_01
Ray Melo, da redação de ac24horas – raymelo.ac@gmail.com - fotos: Willamis França

Nenhum comentário: