quinta-feira, 20 de março de 2014

Três casais de gêmeos nascem nesta segunda em maternidade de Cruzeiro do Sul

O gerente de enfermagem da maternidade, Fernando Rossi, conta que a primeira reação da equipe foi de surpresa.
Três mulheres deram à luz três casais de gêmeos, na noite de segunda-feira (17), na maternidade pública de Cruzeiro do Sul, interior do Acre. O fato surpreendeu a equipe de plantão que realizou as três cesarianas em sequência, em pouco mais de uma hora. As mães são de Guajará e Ipixuna, no Amazonas, e Mâncio Lima (AC). Pelo fato de as cidades ficarem próximas ao município, o atendimento é feito na maternidade de Cruzeiro do Sul que atende aproximadamente uma população de 160 mil habitantes.
Os partos foram feitos por duas médicas que se revezaram. Uma delas é a ginecologista Eloína de Paula. Ao G1, ela conta que fatos assim são raros e precisam de um pouco mais de atenção. "Muito difícil acontecer isso e por serem consecutivos temos atenção redobrada. Partos de gêmeos são mais delicados, porque às vezes a segunda criança pode mudar de posição", explica.
gemeos
Três casais de gêmeos nascem em maternidade no interior do AC (Foto: Elson Costa/Arquivo pessoal )

O gerente de enfermagem da maternidade, Fernando Rossi, conta que a primeira reação da equipe foi de surpresa. "No primeiro momento ficamos surpresos, mas depois ficamos felizes porque correu tudo bem", diz. Rossi informa que um dos bebês chegou a ser encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, mas depois foi liberado. "Ele foi para a UTI apenas por conta de um desconforto respiratório, mas em seguida foi liberado", destaca.
De acordo com ele, a unidade Cruzeiro do Sul também atende habitantes de outras regiões próximas ao município e esse fator faz com que a comunidade tenha uma resposta positiva dos serviços da maternidade.
"Mostramos que a maternidade dispõe de capacidade técnica e humana. Pois já é difícil a cirurgia em uma gestação de feto único, na gestação de gêmeos aumenta ainda mais a complexidade da assistência. Mas provamos que estamos preparados", finaliza.
Segundo a direção hospital, as três mães devem receber alta ainda na tarde desta quarta-feira (19).
G1/AC

Nenhum comentário: