terça-feira, 4 de março de 2014

Acre está com contas públicas desajustadas e em desequilíbrio fiscal, afirma governo do Pará


tiao

Dos sete estados da região Norte, somente o Pará e o Amapá mantiveram as contas públicas ajustadas.
“Pará enxuga folha, preserva salários e mantém ajuste fiscal”. Este é o título de uma matéria da Agência Pará, site desenvolvido pela Diretoria de Comunicação Institucional da Secretaria de Estado de Comunicação, do governo do Pará.
Na publicação, o governo do Estado afirma que a folha de pagamento de fevereiro, que será paga nesta semana, “já traz os efeitos positivos das medidas de contenção de gastos anunciadas em janeiro”.
Sobre o equilíbrio fiscal na região Norte, a agência afirma que de acordo com dados da Secretaria do Tesouro Nacional, mais da metade das unidades federativas do Brasil começou o ano de 2014 no vermelho.
“Treze Estados e mais o Distrito Federal não conseguiram manter as receitas maiores do que as despesas. É o caso de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, por exemplo”, informa a publicação.
O governo do Pará, que afirma que escapou do desequilíbrio, ao lado de São Paulo e Rio Grande do Sul, fala também da performance, classificada pelo site como ‘negativa’, de estados como o Acre.
“Dos sete estados da região Norte, somente o Pará e o Amapá mantiveram as contas públicas ajustadas, ao contrário do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Tocantins”, dispara a agência.
O site afirma, ainda, que nas demais regiões do país ficaram no vermelho quatro dos nove Estados do Nordeste (Piauí, Pernambuco, Maranhão e Paraíba), duas das quatro unidades federativas do Centro-Oeste (Mato Grosso e Distrito Federal), e três dos quatro Estados do Sudeste (Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais).
Os três Estados da região Sul se mantiveram no mesmo time do Pará, que é o do equilíbrio fiscal.
Kellyton Lindoso, Da Agência ContilNet

Nenhum comentário: