terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Tatu gigante é encontrado em rua de cidade no Tocantins; espécie está em extinção

tatu - opcao 3
O animal mede mais de um metro e aproximadamente 30 quilos/Foto: Reprodução
Numa cidade do estado de Tocantins, Gurupi, foi encontrado na noite de quinta-feira (6) um tatu-canastra, espécie do Cerrado ameaçada de extinção e cuja caça é proibida. Com garras enormes, ele se alimenta de formigas, raízes, pequenos besouros e, até, cobras.

O animal, que mede mais de um metro e aproximadamente 30 quilos, estava perambulando pelas ruas quando foi encontrado. Sua captura foi feita pela Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental de Gurupi (Cipama).
"Esse animal é o primeiro que a gente pega aqui nesta região. Ele está em extinção e é raro", disse o comandante da Polícia Militar Ambiental, Salvador Pereira Neto.
A captura chamou a atenção de populares e uma mulher chegou a gravar o momento em que o tatu-canastra, que aparentava estar cansado e machucado, foi amarrado até que o Corpo de Bombeiros o levou à sede da Polícia Ambiental.
"Eu vi um quando era menino e era muito maior do que este aqui; este aqui é criancinha ainda", disse o lavrador Raimundo Rodrigues, de 66 anos, acrescentando que há mais de 40 anos não via um exemplar como o que foi encontrado.
De acordo com o comandante da Polícia Militar Ambiental, o tatu seria solto o mais rápido possível, em seu próprio habitat.

Com informações de g1.globo.com

Nenhum comentário: