sábado, 12 de abril de 2014

Secretário nega que imigrantes tenham trazido o vírus mais perigoso do mundo ao Acre


nilson-mourao

Mourão afirmou que voltou de Brasiléia na tarde de segunda-feira (10) e que as doenças que acometem os imigrantes são patologias comuns.
O secretário de Direitos Humanos do governo do Acre, Nílson Mourão, afirmou à reportagem da Agência ContilNet que é falsa a informação que dizia haver imigrantes haitianos, senegaleses e alguns de países africanos, como Guiné, que chegaram ao Acre infectados com o vírus Ebola.
Mourão afirmou que voltou de Brasiléia na tarde de segunda-feira (10) e que as doenças que acometem os imigrantes são patologias comuns, como diarreia e inflamação na garganta, entre outros.
“Não procede esta informação de que imigrantes estejam contaminados com o vírus Ebola. Eu vim de lá do abrigo, na fronteira, e garanto que isso é inverídico”, declara.
O rumor de que o vírus Ebola poderia ter chegado ao Acre foi divulgado por webjornais e blogs da fronteira, que dão conta de que, além da chegada de centenas de imigrantes haitianos a Brasiléia, no Acre, fronteira com a Bolívia e o Peru, também chegam centenas de africanos, vindos, principalmente, da Guiné e do Senegal, onde a organização Médicos sem Fronteiras diz haver uma epidemia sem precedentes do vírus.
O secretário acreano diz que o rumor pode ter surgido de pessoas, as quais não denominou, interessadas em causar pânico entre a população acreana.
Sobre o vírus Ebola: surtos costumam ocorrer em locais pobres
virus-ebolaA respeito do vírus, é importante ressaltar que, de acordo com a catalogação médica, é um dos mais perigosos da atualidade. A grave enfermidade, que leva frequentemente à morte, é causada pelo vírus que originou o nome da doença.
Após o período de incubação, de 2 a 21 dias, o vírus provoca uma forte febre, com dores de cabeça e musculares, conjuntivite e fraqueza generalizada. Em um segundo momento, os sintomas são vômito, diarreia e, às vezes, erupção cutânea.
Fatal, a doença é acompanhada por hemorragias internas e externas, em quase metade dos casos. O vírus foi identificado pela primeira vez em 1976, após algumas epidemias graves em Nzara, província oeste-equatorial do Sudão, assim como em Yambuku, uma região vizinha no norte do Zaire (atual República Democrática do Congo).
Desde a sua descoberta, cerca de 2 mil casos – dos quais 1,3 mil foram fatais –, já foram identificados. A última epidemia matou 224 pessoas em Uganda, entre outubro de 2000 e março de 2001. No fim de 2007, mais de cem pessoas foram infectadas com o vírus, no país.
Para o infectologista Celso Granato, diretor-clínico do Fleury Medicina e Saúde, as chances do vírus chegar ao país são muito remotas, mas não impossíveis, já que vivemos em um mundo globalizado.
"O problema seria a pessoa vir da África, ou após ter visitado algum país do continente, com o vírus incubado. Isso porque é muito comum se confundir os sintomas da doença com os da malária, dengue e leptospirose, por exemplo. Também é comum que a equipe médica acabe se infectando, por não saber qual a real doença".
Com ele, concorda o infectologista José Ribamar Branco, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo: "Muito improvável que chegue aqui. Esses surtos costumam ocorrer em locais muito pobres, desprovidos de modelos de higiene"
Gina Menezes, Da Agência ContilNet

Nenhum comentário: