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Construção da ponte sobre o rio Madeira (Foto: Jenifer Zambiazzi/G1) |
A obra da ponte que ligará a capital de Rondônia, Porto Velho, aos
estados do Amazonas e Roraima pela BR-319, segue em
ritmo acelerado. A construção, que começou em 2010, conta hoje com 400
trabalhadores divididos em dois turnos para manter o prazo contratual de
entrega, previsto para março de 2013.
Quando finalizada, a estrutura terá 975 metros de comprimento. É a primeira
obra do tipo construída sobre o Rio Madeira. Na construção foram utilizados
aproximadamente 38 mil m³ de cimento.
Elson Martins, engenheiro responsável pela obra, aponta a abertura de
oportunidades que esse empreendimento pode trazer comercialmente ao estado e de
crescimento para a margem direita do rio.
Atualmente, a travessia para a margem direita e o transporte de mercadorias
para Manaus são feitos por balsas que cruzam o rio com pedestres, motos, carros
e caminhões.
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Balsa que faz a travessia entre as margens do rio Madeira (Foto: Jenifer Zambiazzi/G1) |
Pedestres não pagam para atravessar na balsa.
Suzane de Souza, recém-chegada de Belém, aproveita para visitar o irmão de duas
a três vezes por semana. Ela gosta da travessia quando o sol não está tão quente
e pretende se mudar para a outra margem. “Lá é menos barulhento e o clima é
melhor”, diz. Acredita que com a ponte o fluxo de pessoas indo e vindo vai
aumentar e que se for feita uma linha de ônibus para o outro lado, facilitaria
muito a vida do irmão, que acorda todos os dias às 5h para trabalhar em Porto Velho.
Outra dificuldade é a dos estudantes que atravessam para estudar no Centro da
capital.
Wendeo Moreira e Sérgio Lima, dois balseiros que transportam hortifrúti entre
os portos de Manaus e Porto Velho, reclamam da sinalização da ponte, “a boia de
sinalização fica muito distante da pilastra e por isso temos que navegar com
cuidado dobrado para não acontecer um acidente”, falam. No mês passado, os
mesmos balseiros tiveram um prejuízo de R$ 8 mil por conta da sinalização.
Nessa etapa, a construção passa pela concretagem das aduelas. Aduelas são
trechos que ligam uma coluna a outra. Ao todo serão 83 estruturas que pesam em
média 130 toneladas, com 8 metros de altura e três de
comprimento.
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