quinta-feira, 14 de abril de 2016

Servidores públicos do Acre podem ficar impedidos de receber aumento salarial por dois anos

Servidores públicos do Acre podem ficar impedidos de receber aumento salarial por dois anosJoão Renato Jácome
A dívida do Estado do Acre ultrapassa, atualmente, os R$ 4,2 bilhões. Agora, para puder repactuar os débitos com instituições financeiras e com a União, o governador Sebastião Viana (PT) vai ter de cortar na carne. A ação pode começar com o congelamento dos salários de servidores públicos efetivos, o que ocorreria por 24 meses. Até o fim do prazo, ninguém pode receber aumento.
Diante do cenário, servidores públicos acreanos ainda não se movimentam para manifestações e protestos contra a proposta de renegociação da dívida dos estados e do Distrito Federal, que pode também adiar concursos públicos e aumentar as alíquotas previdenciárias dos servidores de 11% para 14%, entre outras medidas.
A proposta, que tramita no Congresso Nacional, prevê o alongamento do prazo da dívida dos estados de 30 para 50 anos com a União. No entanto, há contrapartidas fiscais para os estados, tudo previsto em Projeto de Lei Complementar. O governo do Acre já se mostrou favorável a isso em março, durante reunião em Brasília (DF), com o ministro da Fazenda.
Em meio a toda a questão, o governo acreano ficará proibido de contrair novas operações de crédito [os empréstimos pagos indiretamente pela população] pelo dobro do período em que vigorar o abatimento das parcelas e terão de limitar o gasto com publicidade a 50% da média dos últimos três anos.

Nenhum comentário: