sexta-feira, 1 de abril de 2016

Operação Fim da Linha: organizações criminosas do Acre tinham ramificações na Bahia e em Goiás

Luciano Tavares, da redação ac24horas

A Polícia Civil do Acre realizou na manhã desta quinta-feira, 31, a Operação Fim da Linha com o objetivo de cumprir mandados de prisão contra mais de 200 pessoas integrantes de organizações criminosas no Acre. Foram apreendidas armas, drogas e encontradas provas de que o grupo planejava mais ataques no estado.
dce76b80-294c-4924-bbc5-329513a6e9f6 (1)
A operação aconteceu simultaneamente em sete cidades: Rio Branco, Sena Madureira, Manuel Urbano, Senador Guiomard, Porto Acre, Bujari e Acrelândia. Essas organizações são responsáveis por crimes como tráfico de drogas, assaltos, homicídios e crime contra o patrimônio. Parte dos mandados foram expedidos contra integrantes do Bonde dos 13, facção criminosa que atua na capital e interior, inclusive nos presídios.
Também foram presas duas pessoas de fora do estado, uma em Goiás e outra na Bahia. Essas pessoas mantinham contato frequentes com os membros das organizações criminosas do Acre obtendo informações para arquitetar assaltos, roubos, homicídios e tráfico de drogas.
As investigações começaram em outubro. 300 pessoas integraram a operação, entre agentes, 20 delegados, membros do Ministério Público Estadual e da Polícia Militar. A ação teve o suporte de 60 viaturas.
GUR_9371
O secretário de Polícia de Civil, Flávio Portela, disse que o “trabalho vai ter outras fases. Todos esses mandados tem a ver com homicídios e roubos. Outras operações virão com foco similar”.
O promotor de Justiça Álvaro Luiz, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, informou que partiu do MPE a instauração de inquérito que culminou na ação de hoje. Ele também destacou a integração entre a Segurança Pública do Acre e o Ministério Público.
O delegado Getúlio Teixeira, que chefiou a operação, disse que as prisões das pessoas que “cumprem o semi-aberto vai regredir para o fechado” e acrescentou que “os principais membros dessa organização foram presos”.
O delegado também informou que entre os presos estão os integrantes dos atentados a ônibus na capital e interior ocorridos em outubro do ano passado.

MP TEVE PAPEL FUNDAMENTAL

O coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate às Organizações Criminosas, procurador de Justiça Álvaro Luiz Araújo Pereira, ressaltou a importância do investimento que vem sendo realizado pela Procuradoria-Geral de Justiça no Gaeco.
7be87fad-15f4-4317-93e4-0a95ac5dd767 (1)
“É uma forma de fortalecer a repressão a este tipo de criminalidade organizada, assim como, na articulação com as demais instituições que compõe o sistema de Segurança Pública no estado”, ressaltou, ao destacar a sensibilidade com que o Poder Judiciário concedeu os mandados de prisão e demais medidas cautelares necessárias, em compasso com os anseios da sociedade.
70448732-e21b-4489-8ce5-93bf2bf7051c
De acordo com os promotores de Justiça Bernardo Fiterman Albano e Marcela Cristina Ozório, integrantes do Gaeco, a operação é uma resposta de todas as instituições às condutas praticadas pela organização criminosa em outubro de 2015.DSC_6133
“Não existe espaço para poder paralelo. Todo o poder emana do povo e, em nome de toda a sociedade acreana, as instituições deram uma resposta firme e definitiva”, ressalta a promotora Marcela Ozório.

Nenhum comentário: