quarta-feira, 23 de março de 2016

Jorge Viana integra grupo que quer punir juiz Sérgio Moro no CNJ

Jorge Viana integra grupo que quer punir juiz Sérgio Moro no CNJ 

Um grupo de 14 senadores governistas pediram nesta terça-feira (22) ao Conselho Nacional de Justiça a abertura de um processo disciplinar sobre o juiz federal Sérgio Moro, que conduz a Operação Lava Jato na primeira instância.
Os parlamentares apontam que ele autorizou uma escuta “ilegal” sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizada após o horário determinado para seu término, na última quarta (16). Para eles, houve “efetiva responsabilidade” de Moro no ato, porque “teve ciência do fato e não tomou atitude no sentido de apurar ou corrigir o crime”.
Eles também querem punição por conta do despacho de Moro que, no mesmo dia, retirou o sigilo das gravações no inquérito. A peça ressalta a presença de diálogos de pessoa com prerrogativa de foro, destacando a presidente Dilma Rousseff.
A representação pede ao CNJ, órgão de controle do Judiciário, que apure as condutas e aplique uma das punições previstas na Lei da Magistratura: advertência; censura; remoção compulsória; aposentadoria compulsória; ou demissão.
Na semana passada, Moro justificou que algumas gravações de Lula, incluindo o diálogo com Dilma, foram feitos após ter decretado o fim das interceptações porque a operadora foi notificada depois. “Não havia reparado antes no ponto, mas não vejo maior relevância”, escreveu o juiz.
“Desnecessário dizer que a simples admissão pelo juiz de que a prova fora irregular basta para que seja considerada nula”, rebate a representação dos parlamentares. “Não ver ‘maior relevância’ em gravação feita após o horário autorizado, bem como que a Presidenta da República encontrava-se nas gravações somente é fato que demonstra seu desprezo pelo devido processo legal, pelo Estado de Direito e pelas instituições”, completa a peça.
Outros trechos dizem que a Lava Jato passou a ser conduzida de “forma midiática e espetacularizada” e que Moro “mostra-se seduzido pela ‘fama’”. “Seus atos tendem a incitar a população à subversão da ordem política e social”, afirma.
Assinam o pedido Ângela Portela (PT-RR), Donizeti Nogueira (PT-TO), Fátima Bezerra (PT-RO), Gleisi Hoffman (PT-PR), Jorge Viana (PT-AC), José Pimentel (PT-CE), Lídice da Mata (PSB-BA), Lindbergh Farias (PT-RJ), Regina Sousa (PT-PI), Paulo Rocha (PT-PA), Humberto Costa (PT-PE), Roberto Requião (PMDB-PR), Telmário Mota (PDT-RR) e Vanessa Grazziotin (PC do B-AM).
Com informações do G1

Nenhum comentário: