terça-feira, 22 de março de 2016

Impeachment Já

Mapa do Impeachment: bancada federal do Acre tem 5 parlamentares a favor, dois indecisos e quatro contra

Jairo Carioca

O Mapa do Impeachment publicado pelo Movimento Vem Pra Rua mostra que a Bancada do Estado do Acre em Brasília está dividida com relação ao processo de Impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Dos 11 parlamentares, 8 deputados federais e 3 senadores, três se manifestaram favoráveis, quatro estão indecisos e outros quatro são contra o impedimento.
Na Câmara dos deputados, o tucano Major Rocha – que faz parte da CPI – e o deputado federal Flaviano Melo (PMDB-AC) se manifestaram favorável ao impedimento. Completa essa lista o senador Gladson Cameli (PP-AC)
Os deputados Raimundo Angelim, Sibá Machado e Léo de Brito, ambos do PT, votam com o governo. O senador Jorge Viana completa a lista dos 4 parlamentares que são contra o impedimento da presidente.
Segundo o site, Alan Rick (PRB), Cesar Messias (PSB) e a deputada federal Jéssica Sales (PMDB) estão indecisos. Dois desses deputados, Alan e Cesar  pertencem as bancadas do PRB e PSB, que anunciaram recentemente a saída da base do governo. Já Jéssica Sales, que tem seu nome no grupo dos indecisos no site Vem Pra Rua, informou ao ac24horas que defende sim publicamente o impedimento e que já teria solicitado aos organizadores que alterassem o status no Mapa, mas que até o momento a correção não foi feita.
Outro que aparece com o Status de indeciso, é o senador Sérgio Petecão. No Acre, Sérgio Petecão tem se manifestado a favor do Impeachment, mas o seu partido, o PSD continua na base governista. A esposa do Senador, Marfisa Galvão, ao tomar conhecimento dessa matéria enfatizou nas redes sociais que Petecão é sim a favor do impedimento.
O PP do senador Gladson Cameli ainda não decidiu que rumo irá tomar. Gladson assinou a lista favorável a saída da presidente Dilma e tem afirmado por onde anda que sua decisão é irrevogável.
Segundo analistas políticos, esse quadro pode mudar a qualquer momento: vai depender das negociações das bancadas no Congresso Nacional e da decisão que o PMDB deve anunciar até o final de março.

COMO FUNCIONA O PROCESSO DE IMPEACHMENT

O caso só chega ao Senado se passar no plenário da Câmara dos Deputados onde o governo precisa de 171 votos para barrar o processo que começou no dia 2 de dezembro, quando o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, aceitou a denúncia por crime de responsabilidade oferecida pelo procurador de Justiça aposentado, Hélio Bicudo e pelos advogados Miguel Reale Júnior e Janaina Paschoal.
As acusações versam sobre desrespeito à lei orçamentária e à lei de improbidade administrativa por parte da presidente, além de lançarem suspeitas de envolvimento da mesma em atos de corrupção na Petrobras, que têm sido objeto de investigação pela Polícia Federal no âmbito da Operação Lava Jato.
Para acessar o mapa do Impeachment
http://mapa.vemprarua.net/ac/

Nenhum comentário: