sábado, 15 de setembro de 2012

Confronto entre índios peruanos e brasileiros causa mortes em aldeia kaxinauwá



Ao menos 40 índios arredios entraram em confronto com índios kaxinauwá da aldeia de Humaitá, na fronteira com o Peru, a cinco dias de barco do município de Tarauacá. Há registros de morte na aldeia, localizada a cerca de 600 quilômetros da Capital, segundo as primeiras informações repassadas por um grupo de artistas de teatro ligado ao movimento indígena.

Na área está localizada a Frente de Proteção Etnoambiental Envira, mantida pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI), onde passa também o igarapé Xinane.

Segundo o grupo teatral, que esperava em Rio Branco pela vinda de alguns kaxinauwas, que desenvolvem um trabalho artístico, índios arredios invadiram a aldeia do lado brasileiro e saquearam a tribo kaxinauwá, matando alguns índios, nesta quarta-feira, 12.

“Há informações de mortes, mas não sabemos quantos ainda”, disse um representante do grupo ligado aos índios com exclusividade a AGazeta.net.

Em agosto de 2011, o local já foi alvo de ataques de grupos paramilitares peruanos armados, segundo o sertanista Artur Meirelles, Coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental do Rio Envira.

Na ocasião, tropas do Exército Brasileiro estiveram na região para garantir a segurança da base etnoambiental.

Resley Saab, Do Site AGazeta.Net

Neste novo confronto, agora entre índios, a Fundação Nacional do Índio já teria enviado uma comissão para a área. Do outro lado da fronteira, madeireiras peruanas estão expulsando os índios arredios, fazendo-os chegar até o lado brasileiro, onde estariam entrando em conflito com índios brasileiros das tribos kaxinauwá.

Mais informações sobre o confronto em instantes
 

Nenhum comentário: